O corpo expressa por meio dos movimentos e expressões todos os pensamentos, sentimentos e vontades. Essa linguagem não-verbal apresenta vários significados dependendo do contexto. Não conseguimos separar o corpo da mente, são únicos e estão interligados. Quando falamos em linguagens podemos nos referir a toda forma de comunicação, sendo assim podemos dizer que o corpo se comunica.

A expressão corporal é a forma mais antiga de linguagem, hoje em dia existem vários estudos que investigam as manifestações do corpo e tentam decodificar os códigos que os movimentos corporais representam.

Muitas vezes essa linguagem é inconsciente, podendo haver uma contrariedade da linguagem verbal com a linguagem corporal.

Pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você . Também nosso corpo é antes de tudo um centro de informações para nós mesmos. É uma linguagem que não se mente(Pierre, 1986).
A comunicação não-verbal pode complementar a comunicação verbal, ou pode vir a substituir a mesma, como por exemplo, quando balançamos a cabeça para frente em vez de falar sim.

A grande problemática da linguagem não-verbal é que muitas vezes não conseguimos compreender esses códigos. Temos que aprender também a ter domínio do corpo e aperfeiçoar a capacidade de se expressar fisicamente.




Profª. Maria Gabriela Domingos Côrtes, Hemanuely Apda Magalhães M. Miranda, Iraci Ferreira da Silva

1 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário